A franquia Halloween, protagonizada pelo impiedoso e frio Slasher, Michael Miyers, persistiu por muitos anos desde seu debut com o diretor John Carpenter, em 1978. Foram produzidas sequências com enredos extremamente clichês e absurdos, mas que nunca tiraram o mérito da série pois, o que é um filme de terror sem as situações clichês?
Há dois anos, o diretor Rob Zombie produziu e dirigiu um remake do clássico primeiro filme da franquia, desta vez focando em elementos não desenvolvidos por John Carpenter. Nesta produção podemos ver um pouco da infância do assassino, explorando suas frustrações e paranóias com a família e no colégio, juntando todos os fatores que o levaram a se tornar a famoso assassino das telas. Podemos abservar também a relação de Michael com o Dr. Loomis, interpretado por Malcom McDowell, fator que só foi se desenvolver no decorrer da franquia, mas que é plenamente estabelecido no remake de Zombie.
O clima tenso de mistério do filme original foi substituído por algo mais pesado, uma vez que agora acompanhamos a construção da personalidade assassina de Michael e sabemos que temos que esperar mortes e mais mortes, em oposição à sensação de imprevisibilidade do longa de 1978, já que neste vemos apenas um flash da infância do assassino nos primeiros minutos de filme e depois sabemos que ele escapou do manicômio.
Rob Zombie mais uma vez utiliza-se de atores que ficaram consagrados no gênero trash, característica de seus dois últimos filmes. Está todo mundo lá, Ken Foree (Também conhecido como o pai do Kenan, da série Kenan e Kell), William Forsythe, Clint Howard, Sid Haig, entre outros. Isso sem contar a participação memorável da esposa do diretor, a gatíssima Sheri Moon Zombie, como a mãe de Michael Myers, Deborah.
Zombie focou em um lado ainda inédito do assassino do Halloween, neste longa interpretado por Tyler Mane, o Dentes-de-Sabre de X-Men – O Filme, que também produz o longa. Acrescentou seu característico gore nas cenas de morte e um clima bem pesado nas cenas de suspense. Não substitui os méritos do original, mas é interessante olhar a história através de outros fatores. O filme foi lançado em 2007 nos Estados Unidos, só chegando no Brasil agora, em 2009, quase às vésperas da estréia de sua sequência na terra do tio Sam, que é em outubro desse ano. Halloween (2009) é diversão garantida para os fãs do gênero terror e para os fãs do original de John Carpenter. Nada mais, nada menos.
O filme estréia Hoje, Sexta-Feira, 24 de Julho, nos cinemas.
TRAILER:
SHERI MOON "ATUANDO":
Nenhum comentário:
Postar um comentário